Obras de abertura da Avenida Raja Gabaglia, entre a Avenida Barão Homem de Melo e BR-356.
APCBH acervo Sudecap


     Construída sobre uma parte considerável da linha de cumeada dos contrafortes da Serra do Curral, no divisor de águas das sub bacias dos córregos do Leitão e Piteiras, afluentes da margem sul do ribeirão Arrudas, a Avenida Raja Gabaglia possibilitou a ligação direta entre a antiga BR-3 (BR-356) e os bairros recém criados pela Companhia Urbanizadora da Serra do Curral (CIURBE) com a zona urbana planejada de Belo Horizonte. A metrópole mineira, na segunda metade da década de 1960, avançava em direção a Serra do Curral e a Lagoa Seca, nesse período explorada para extração de brita calcária.
     A imagem apresenta uma paisagem em profunda transformação, onde a rocha metassedimentar, escavada durante milênios pela notável rede hidrográfica do Curral, rapidamente era adaptada e retirada para a adequação do meio, de acordo com os interesses e necessidades de uma urbe que finalmente escalava a serra. É importante ressaltar que uma parte das nascentes do córrego do Leitão se encontravam nesse trecho, que até então emoldurava com persistente ruralidade a urbe mineira.
     A paisagem pretérita da Avenida Raja Gabaglia inaugura uma série de postagens similares que culminarão em uma surpresa para os leitores nas próximas semanas, aguardem!


4 comentários:

  1. Muito obrigado por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
  2. Essa foto é de tirar o fôlego! Passo lá diariamente e não tem como imaginar esse cenário postado!
    Obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante acompanho sempre os artigos e gostaria de saber se existe algum mapa online ou arquivo acessível ao público do tipo kml mostrando os antigos Marcos geodésicos da fundação da capital como o de Menezes, redondo, pastinho e etc e se estes Marcos ainda existem pois não encontrei trabalhos acadêmicos sobre eles

    ResponderExcluir

Comente a vontade

Rios Invisíveis da Metrópole Mineira

gif maker Córrego do Acaba Mundo 1928/APM - By Belisa Murta/Micrópolis