Canalização do córrego da Serra na zona urbana de Belo Horizonte em 1928.
Fonte: FGV/CPDOC

Muitos dos artigos publicados neste Blog/Site tratam da questão da drenagem urbana e dos cursos d’água em Belo Horizonte. É um assunto realmente interessante e singular no caso de BH, pois os cursos d’água, com exceção do Ribeirão Arrudas e dos metros finais do córrego do Acaba Mundo foram ignorados pela Comissão Construtora da Nova Capital (CCNC) ao locar a Planta da Cidade de Minas no sitio do então arraial de Belo Horizonte. Como já se expôs em outros artigos os córregos que atravessam a zona urbana da capital[1] foram retificados e canalizados a partir da década de 1920 para permitir a expansão urbana para a região sul da capital, região destinada às camadas mais abastadas. Os córregos foram retificados para as vias mais próximas do seu leito natural como os córregos do Acaba Mundo no bairro Funcionários e o Leitão no bairro de Lourdes. O Acaba Mundo é um bom exemplo de como se deu a retificação, antes o seu leito atravessava as ruas Paraibuna (Professor Morais) e Rio Grande do Norte, seguindo entre os quarteirões planejados, atravessava a Avenida Afonso Pena e seguia paralela a Rua Bernardo Guimarães até o Largo da Boa Viagem, entrando logo abaixo do Largo no Parque Municipal. A sua retificação e canalização para a Rua Professor Morais e Afonso Pena proporcionou a expansão urbana do bairro Funcionários, interrompida nesse trecho por causa do leito do córrego, que foi então aterrado com material proveniente da Praça do Cruzeiro. Uma retificação visa o ganho de terras para empreender a urbanização e para amenizar o efeito causado pelas enchentes em um âmbito local.
Já o Ribeirão Arrudas segundo a Planta de 1895 inicialmente seria retificado e canalizado apenas no trecho que atravessa a zona urbana da capital. O trecho compreendido dentro do projeto primitivo do Parque Municipal continuaria a correr em seu leito natural, assim como o Acaba Mundo correria também em seu leito natural dentro do Parque, formando os Lagos e desaguando no Arrudas. Na verdade o projeto primitivo do Parque nunca saiu da Planta, ficando limitado à margem direita do Ribeirão, que correu em seu leito natural nesse local até a década de 20, quando então foi criada a Avenida do Canal, que não existia no projeto inicial da nova capital e posteriormente rebatizada de Avenida dos Andradas, em homenagem ao então Presidente do Estado. Entre 1897 e 1940 os diversos trechos do ribeirão dentro da zona urbana foram sendo retificados e canalizados em diferentes administrações, cada uma delas empregando um processo diferente de revestimento do canal. Por isso que o Arrudas apresentava até a década de 80, entre o Barro Preto e a região central diversos trechos diferentes entre si no que diz respeito a largura e ao revestimento do canal.

Parte da Planta Geodésica de 1895 onde estão sinalizados os principais córregos que atravessam a Zona Urbana de Belo Horizonte e o ribeirão Arrudas, receptor das águas dos cursos d'água em destaque.
Fonte: APCBH Acervo CCNC


 Canalização do ribeirão Arrudas em 1928. À esquerda o emissário construído ao longo da Avenida dos Andradas, cujo despejo de esgoto se dava no termino da canalização, abaixo da Ponte do Perrela.
Fonte:FGV/CPDOC 

 Obras de canalização no antigo leito do córrego do Acaba Mundo, posteriormente aterrado para a regularização e urbanização do bairro Funcionários.
Fonte:FGV/CPDOC 

Retificação e canalização do ribeirão Arrudas na altura do bairro Carlos Prates em 1935.
Fonte: APCBH

 Retificação e canalização do ribeirão Arrudas na altura do Parque Municipal em 1928.
Fonte: APM

 Córrego do Leitão canalizado e retificado na Rua São Paulo
Fonte: FGV/CPDOC

 Córrego do Acaba Mundo canalizado na Avenida Afonso Pena.
Fonte: APM

Os leitos distintos do Ribeirão Arrudas em relatório do Plambel de 1975.
Fonte: Acervo PLAMBEL

Á partir de 1946 a capital cresceu vertiginosamente, apresentando entre as décadas de 1950 e 1970 a maior taxa de crescimento do país e os cursos d’água passaram a sofrer as consequências desse crescimento. Suas águas, que desde os primeiros anos sofriam com a poluição passaram a receber todo tipo de dejetos e lixo domestico, visto que a coleta de lixo, precária entrou em colapso na década de 60, o que levou uma parte da população a se livrar do lixo domestico nos cursos d’água a céu aberto. A rede e os emissários de esgotos não davam conta devido a falta de investimentos por parte da Prefeitura. Havia também o problema da mobilidade urbana que, por causa do grande adensamento da região central e adjacências e do aumento da frota de veículos já apresentavam congestionamentos nos horários de pico em diversos locais, ao mesmo tempo em que o transporte público de responsabilidade da Prefeitura se deteriorava em favor dos concessionários de ônibus.
Da mesma forma que acontecia em outros centros urbanos brasileiros, era uma questão de tempo a cobertura dos córregos dentro da zona urbana de BH. É bom lembrar que o córrego da Serra já se encontrava coberto desde a década de 30 dentro da zona urbana, apenas o trecho perto das suas nascentes continuava a correr em leito natural, e o córrego do Barro Preto, poluído havia sido coberto em 1928 em toda a sua extensão.
Entre os anos de 1963 e 1966 o córrego do Acaba Mundo foi coberto na Rua Professor Morais e ao longo da antiga BR-3 (Avenida Nossa Senhora do Carmo), na década de 70 ele foi coberto para a abertura da Avenida Uruguai e em 1980 ele foi fechado no trecho da Avenida Afonso Pena. Ainda na década de 70 foram cobertos os córregos do Leitão e do Pastinho[2], esse ultimo para o alargamento da Avenida Pedro II, uma das vias mais problemáticas no que diz respeito à mobilidade urbana, até os dias atuais.
Grande parte da população e o Poder Público viam esses cursos d’água como um entrave para o desenvolvimento da capital (na década de 60 as palavras sanitárias e estéticas estavam na moda nos documentos oficiais, quando se referiam as obras de lajeamento dos córregos), assim como a arborização da região central, suprimida ou substituída a partir da década de 60, em muitos casos sob protesto da população. Mas com os cursos d’água isso não aconteceu, na verdade a própria população pedia medidas urgentes para a solução dos problemas causados pelos córregos, desde o mau cheiro causado pela poluição das águas até a lama trazida pelas enxurradas nos períodos chuvosos e pelas enchentes que levavam o lixo e a sujeira dos córregos para as vias. Em muitos casos quem causava tais problemas era a própria população, devido à falta de consciência, como escrevi no artigo “Qualquer semelhança não é mera coincidência– os destinos dos cursos d’água que atravessam a capital”.

"A falta de conscientização da população naquela época era alarmante, pois os cursos d’água eram simplesmente tratados como deposito de lixo, pois para eles a água leva tudo que é indesejável nos centros urbanos como o lixo, esgotos, animais mortos etc. a Prefeitura por sua vez não ajudava, pois o sistema de coleta de lixo estava à beira de um colapso. As enchentes, frequentes nesse período levava para as ruas e avenidas todo o material depositado nos cursos d’água, aumentando ainda mais o desejo de ver os córregos erradicados da área urbana, ou seja, na verdade era esconder o “problema” debaixo do tapete. E a população apoiou e aplaudiu os fechamentos dos cursos d’água". 

      Como se afirmou acima a cobertura dos córregos escondeu o problema da poluição “debaixo do tapete”, além de contribuir para a melhoria da mobilidade na região central e para o embelezamento. É bom ressaltar que tais obras estavam em conformidade com os investimentos do Governo Federal que priorizavam a melhoria do transporte e para o saneamento dos grandes centros urbanos. Em Belo Horizonte tais obras contribuíram para a melhoria do transporte individual, apenas. O transporte coletivo piorava a cada ano que passava, visto que a crescente população passou a depender somente dos ônibus administrados pelos concessionários. Os trólebus haviam sido extintos em 1969 após pressões exercidas pelos concessionários, assim como os ramais férreos se deterioravam ano após ano, ao mesmo tempo em que se criavam novas linhas de ônibus.
  
O Vale do córrego do Leitão, Cidade Jardim e Morro do Querosene em 1955. Sobre o córrego nesse exato local foi aberta a Avenida Prudente de Morais em 1970.
Fonte: APCBH/ Coleção José Góes

O córrego do Acaba Mundo em 1949 no cruzamento das Ruas Professor Morais e Tomé de Souza.
Fonte: APCBH/ASCOM 

 Córrego do Leitão na Rua Tupis na década de 50.
Fonte: APCBH/ASCOM

Ribeirão Arrudas em 1963 no bairro da Lagoinha. Ao fundo a Ponte do Bedeco e à esquerda o Cine São Geraldo.
Fonte: APCBH/ASCOM

Remoção da alvenaria de pedra para o alargamento da canalização e cobertura do córrego do Acaba Mundo na Rua Professor Morais em 1963.
Fonte: APCBH/ASCOM

Remoção da alvenaria de pedra do córrego na mesma rua.
Fonte: APCBH/ASCOM

O córrego erradicado da paisagem urbana em 1965 na Rua Professor Morais.
Fonte: APCBH/ASCOM

Cobertura do córrego do Leitão na Rua Padre Belchior em 1971.
Fonte: Desconhecida

 Canalização e cobertura do mesmo córrego para a abertura da Avenida Prudente de Morais em 1970.
Fonte: APCBH/ASCOM

Reabilitação e Renaturalização dos cursos d'água, é possível?

Muitos de vocês devem se perguntar por que a maioria dos artigos sobre os cursos d’água de Belo Horizonte abordam os córregos que nascem e atravessam a região centro-sul da capital. Em primeiro lugar, por eles atravessarem a zona urbana planejada pela CCNC, local onde se concentravam a maioria dos aparatos administrativos, do comercio, de educação e de serviços desde 1897, ano da inauguração da capital, é sem duvida a região que apresenta maior documentação disponível para pesquisas, além de inúmeras imagens que nos permitem compreender as mudanças na paisagem ao longo das décadas. A região central (primitivamente denominada bairro comercial) de Belo Horizonte se encontra inserida nas micro bacias dos córregos do Leitão, Acaba Mundo e Serra, além da sub-bacia do ribeirão Arrudas.
A região sempre foi de prioridade do Poder Público para a instalação e manutenção dos equipamentos urbanos necessários para o funcionamento da cidade e para os espaços públicos. Esses fatores nos ajudam a compreender o porquê da verticalização ter se iniciado na região central, e posteriormente a congestão urbana, a decadência dos espaços públicos e o descontrole da verticalização, que acarretou e ainda acarreta enormes problemas para a população, que costuma culpar apenas o Poder Público, as administrações que passaram pela Prefeitura e a falta de obras para a melhoria da mobilidade e da qualidade de vida, perdida principalmente por causa do adensamento populacional[3].

 Parte das Plantas Topográfica e Geral elaboradas em 1895 onde se destacam os cursos d'água ignorados pela CCNC e o ribeirão Arrudas, que seria canalizado na região central.
Fonte: APCBH Acervo CCNC

 Planta de 1923 onde figuram os córregos que atravessam a zona urbana planejada de BH retificados de acordo com a Planta de 1895.
Fonte: PANORAMA de Belo Horizonte; Atlas Histórico. Belo Horizonte: FJP. 1997.

Região central de BH onde se destacam em marrom os cursos d'água canalizados.
Fonte: PLAMBEL, 1975

Pois bem, a cobertura dos córregos nas décadas de 60 e 70 trouxe uma melhoria momentânea no fluxo viário, principal motivo apontado pelo Poder Público para a execução de tais obras, até o presente momento (2013) e amenizando o mau cheiro nas regiões atravessadas por eles. Com o passar dos anos e a acentuada verticalização e adensamento da região sul, impulsionada pela abertura da Avenida Prudente de Morais e pela demolição das primeiras casas residenciais construídas nos bairros Santo Antônio, São Pedro, Sion, Anchieta etc. os congestionamentos se estenderam para as principais vias da região, muitas delas construídas sobre os córregos, nas drenagens e nos fundos de vale.
De fato a partir da década de 1990 os velhos problemas das enchentes e do mau cheiro voltaram a rondar os locais atravessados pelos córregos do Leitão e do Acaba Mundo[4]. O adensamento e urbanização das vertentes dos córregos assim como a impermeabilização do solo e o esgoto despejado em suas águas sobrecarregaram os cursos d’água, que passaram a sair da sua calha periodicamente nos períodos chuvosos. As canalizações naturalmente não comportariam tal volume d’água, pois o crescimento urbano foi bem maior do que a previsão feita pelos engenheiros quando da confecção do projeto, da mesma forma que não se imaginava que a verticalização atingiria tais proporções na região sul e nas cabeceiras dos córregos.
Exceção feita ao ribeirão Arrudas, a principal drenagem de Belo Horizonte, um verdadeiro emissário a céu aberto que sofre com a poluição e com o despejo dos esgotos desde o inicio do Século XX e tornou-se um curso d’água “morto” na década de 1970 e o ribeirão do Onça, a principal drenagem da região da Pampulha e Venda Nova, os córregos poluídos poderiam ter sido salvos? 
Na minha analise eu acredito que sim, pois passaram pela Prefeitura ao longo das décadas diversos profissionais, em particular o Engenheiro Sanitarista Lincoln Continentino (que sugeriu em 1941 um conjunto de parques ao longo do Arrudas, no prolongamento da Avenida dos Andradas vislumbrado por ele) que tinham plenas condições que elaborar e executar um plano de saneamento das micro bacias dos córregos e mesmo na bacia do Arrudas que impedisse que os esgotos, o lixo e outros poluentes atingissem os cursos d’água, além de cuidar das suas cabeceiras visando amenizar o assoreamento deles. Um plano dessa magnitude executado no momento que se iniciava a urbanização da região certamente teria salvado os cursos d’água hoje cobertos e transformados em emissários de esgotos, além do próprio Arrudas. Mas também tinha o grave problema financeiro que assolou a Prefeitura desde a inauguração da capital, grande parte das obras executadas nas primeiras décadas foram financiadas na sua totalidade pelo Governo Estadual, em particular as executadas na década de 1920, década da retificação e canalização dos córregos aqui abordados, a despoluição na verdade nunca esteve em pauta nas politicas urbanas de grande parte do Século XX. A partir da década de 1940 teve o problema do acentuado crescimento da capital, que as administrações municipais não acompanharam sob a alegação de falta de recursos para a instalação dos equipamentos urbanos necessários para dar suporte ao crescimento urbano. 
 Existia uma consciência em relação à poluição das águas dos cursos d’água, é bom lembrar que Belo Horizonte foi concebida para ser uma cidade que primava pela salubridade e pela higiene[5], conceitos que foram sendo deixados de lado ao longo dos anos. Apesar de tal consciência os cursos d’água iam se tornando mais poluídos ao longo dos anos, de fato conveniente para o Poder Público que não precisaria se preocupar no momento com a construção de novos emissários de esgotos, os córregos fariam esse papel. Entre 1897 e 1972 60% da rede de esgoto de Belo Horizonte havia sido construída pela Comissão Construtora da Nova Capital. Os Sanitaristas que realmente se preocupavam com um real saneamento ficaram de mãos atadas pelo Poder Público, os cursos d’água pagaram um preço alto e a população belorizontina, que sofria com a falta d’água diária foi aos poucos sendo privados dos cursos d’água utilizados por muitos para a captação de água local, se banhar ou mesmo lavar roupas, lembrando que as colônias agrícolas que existiram em BH entre 1897 e 1913 foram assentadas nas vertentes dos córregos que banham a zona suburbana da capital, origem das suas nascentes.


O ribeirão Arrudas em 1967, logo abaixo da Avenida do Contorno e em 2008, canalizado e retificado no mesmo trecho. A canalização empregada na década de 80 proporcionou a mudança das linhas férreas que seguem ao longo do ribeirão, porém erradicou as Favelas da Baiana, União e Urubus da paisagem, além de extinguir parte da Favela do Perrela na margem esquerda.
Fonte: APCBH e Google Earth

Ribeirão Arrudas na região leste de BH no final da década de 70. Abaixo a Favela Gogó da Ema, desaparecida quando da retificação e canalização e Vila São Rafael.
Fonte: APCBH Coleção José Góes

 Final da antiga canalização do Arrudas em 1983 na Ponte do Perrela. Ao lado da ponte é possível ver os emissários de esgotos construídos nas décadas de 1910 e 1920 que despejavam os esgotos da capital in natura no ribeirão. A imagem data do inicio de 1983 após a grande enchente de 02 de Janeiro de 1983 que arrasou com a antiga ponte da Avenida do Contorno.
Fonte: Acervo PLAMBEL

 Mapa do Plambel que mostra a canalização e retificação a serem empregadas no Arrudas, realizada  no decorrer da década de 80.
Fonte: Acervo PLAMBEL

Obras de retificação e canalização do Arrudas, no trecho mostrado na imagem anterior. À direita o ribeirão desviado para um canal provisório, aterrado para o prolongamento da Avenida dos Andradas em 1986. A esquerda o bairro de Santa Tereza.
Fonte: Acervo SUDECAP

Com tudo que se expôs acima vem a pergunta: seria possível promover hoje uma renaturalização dos córregos atualmente cobertos na zona urbana? Nas atuais circunstâncias não, pelo menos enquanto o automóvel continuar sendo o protagonista das politicas urbanas na capital. Inicialmente seria necessária a revitalização dos cursos d’água, obra extremamente dispendiosa devido a necessidade de se construir e ampliar toda a rede de esgoto das micro bacias, além da construção de novos emissários para a captação dos esgotos sanitários, evitando o despejo nos córregos. Seria necessária uma medição da vazão do curso d’água, pois a bacia se encontra totalmente impermeabilizada e certamente muitas das nascentes podem estar aterradas ou desaparecidas, lembrando que os cursos d’água que foram retificados e canalizados apresentam um processo de renovação natural prejudicado.
Renaturalizar os córregos significa abrir a sua calha novamente, e em muitos casos os voltando para o seu curso original. No caso do Acaba Mundo e Leitão, que abordo nesse artigo seria impossível reconduzi-los para o seu leito natural, aterrado e urbanizado há décadas. Para eles voltarem a correr a céu aberto seria inevitável a supressão de uma a duas pistas das vias existentes ao longo do curso. Isso acarretaria toda uma mudança na circulação viária, com grande prejuízo para a mobilidade urbana, que se encontra atualmente em um estado critico. Certamente a grande maioria da população seria contra essa medida, da mesma forma que foram a favor da cobertura nas décadas de 60 e 70. Sem duvida o nível de conscientização ambiental vem crescendo a cada dia, e uma renaturalização seria vista com bons olhos, mas seria possível somente se medidas similares como as expostas acima fossem tomadas, além de outras tantas necessárias para uma renaturalização que se harmonize com o meio urbano.
Atualmente grande parte da população belorizontina desconhece a existência desses cursos d’água correndo sob seus pés e residências, visto que eles foram cobertos há pelo menos cinquenta anos tornando-se quase impossível ter uma noção da geografia que os conformam. Infelizmente o ribeirão Arrudas terá o mesmo destino dos córregos, visto que a cobertura da sua calha é uma das prioridades das administrações municipais e estaduais nos últimos anos para a melhoria da mobilidade, contrariando toda a política de renaturalização vigente no planeta e o DRENURBS. Para que houvesse um início de mudança no que diz respeito ao tratamento dos córregos cobertos seria bem vindo um trabalho de conscientização da população, apresentando a ela os cursos d’água que correm em seus bairros, excursões aos fundos de vale, mesmo urbanizados e as suas nascentes etc. além de um trabalho de paisagismo caso os cursos d’água voltem a correr a céu aberto. Se a população não tomar conhecimento da existência deles, como então exigir uma renaturalização e conservação, ainda mais que a retificação e a canalização são “vendidas” como a melhor solução para o problema desde a construção da capital. Aliás, os cursos d’água que cortam centros urbanos no Brasil são tratados como um grave problema e cabe ao ser humano corrigir tal erro da natureza, segundo o Poder Público.

 Córrego do Acaba Mundo sob a Rua Professor Morais.
Fonte: Foto do Autor

 Inicio da canalização coberta do córrego do Acaba Mundo na Praça JK, antiga barragem de contenção das cheias do córrego.
Fonte: Foto do Autor

 Córrego do Gentio na Rua Outono em dois momentos: em 1966 a céu aberto e em 2013 sob a via.
Fonte: APCBH/ASCOM e foto do Autor 

 Cobertura do ribeirão Arrudas na Avenida Tereza Cristina em 2012.
Fonte: Foto do Autor

 A metamorfose da paisagem urbana: o ribeirão Arrudas a céu aberto em 2011 e coberto (Boulevard Arrudas) em 2013.
Fonte: Foto do Autor

Córrego da Ponte Queimada, receptor de grande parte dos esgotos do bairro Buritis, Palmeiras entre outros, além dos despejos irregulares de resíduos, como se vê na imagem.
Fonte: Foto do Autor

 Confluência dos córregos da Ponte Queimada e Cercadinho, as principais drenagens do bairro Buritis,  Estrela Dalva entre outros bairros, completamente poluídos.
Fonte: Foto do Autor

Cachoeira do ribeirão do Onça no bairro Novo Aarão Reis. O ribeirão do Onça é formado pelos córregos da Ressaca, Sarandi e o ribeirão Pampulha, entre outros cursos d'água, muitos deles originários de Contagem.
Fonte: Foto do Autor

As canalizações empregadas em Belo Horizonte são um reflexo do seu tempo, onde obras de tal magnitude representavam o progresso e o avanço da sociedade mineira. Infelizmente tais processos e pensamentos ainda persistem na capital mineira, em desacordo com as politicas urbanas e ambientais adotadas em outros locais no planeta que passaram por processos similares e que adotaram a política de reabilitação dos rios devido ao alto grau de poluição das águas, que acarretavam problemas mais dispendiosos do que se continuassem canalizados. Pode demorar 30, 40 ou 50 anos, mas um dia a sociedade e a natureza exigirá a reinserção dos córregos limpos e tratados na paisagem urbana. Abaixo um trecho extraído do artigo “Os córregos e a metrópole:a inserção no espaço urbano dos cursos d’água que atravessam a zona urbana de Belo Horizonte” apresentado em 2011 no XII Simpósio Nacional de Geografia Urbana:

“A sociedade interfere e modifica o meio urbano de acordo com suas necessidades. Inseridos na paisagem urbana devido às necessidades socioeconômicas do período eles não resistiram às profundas mudanças no espaço urbano que veio a deixar profundas marcas na paisagem belorizontina. Apesar das políticas urbanas atuais valorizarem a inserção dos córregos não canalizados na paisagem urbana, como um agente concreto que a compõe, os córregos cobertos, ao que tudo indica ainda passarão décadas sob as vias e quarteirões até que se adote uma política de reinserção dos cursos d’água no espaço urbano.”

        E nesse exato momento está sendo finalizada a cobertura do ribeirão Arrudas visando o alargamento da Avenida Tereza Cristina para a melhoria da mobilidade urbana, uma excelente solução adotada para esconder o que foi estragado por eles mesmos, ao permitir o crescimento desordenado da capital sem estabelecer critérios para tal, como o crescimento centro-periferia sugerido por Aarão Reis e resgatado em parte por Lincoln Continentino e a instalação das indústrias na bacia do Arrudas sem estabelecer critérios para o controle da poluição do ar, dos desmatamentos e do despejo de resíduos nas águas dos cursos d’água. O próximo trecho a ser coberto, de acordo com o que foi anunciado é o trecho compreendido entre a Alameda Ezequiel Dias e a Avenida no Contorno, na Ponte do Perrela. O ribeirão daqui a alguns anos só correrá a céu aberto nos trechos periféricos, na região central, por motivos óbvios ele estará totalmente erradicado da paisagem urbana. Sem dúvida um Boulevard no melhor estilo Hausmann, asfaltado e sem pedestres ao modo Le Corbusier.


 Nascente do córrego do Leitão no bairro Santa Lúcia.
Fonte: Foto do Autor

Córrego da Serra no Parque das Mangabeiras.
Fonte: Foto do Autor 

 Córrego do Acaba Mundo na vila de mesmo nome em 2011.

Cachoeira natural do córrego do Acaba Mundo que existiu no Parque Municipal. Imagem de 1904 que nos leva a pensar como seria bom se existisse uma convivência harmoniosa do ser humano com o meio em que habita.
Fonte: APCBH




[1] É bom lembrar que a CCNC dividiu a nova capital em três setores: A zona urbana planejada dentro dos limites da Avenida do Contorno, a zona suburbana e a zona dos sítios.

[2] Citei apenas três das dezenas de cursos d’água existentes em Belo Horizonte e que se encontram na sua maioria canalizados e cobertos. Os cursos d'água que ainda correm a céu aberto optei por citar os da bacia do córrego do Cercadinho. Existem ainda inúmeros cursos d'água a céu aberto, como os afluentes do Ribeirão do Onça e os da região do Izidoro, pertencentes a Bacia do Onça. 

[3] A atual gestão pretende promover, erroneamente a meu ver, um crescimento – leia-se verticalização, em direção à periferia de BH. Isso nos remete ao distante ano de 1895 quando Aarão Reis, ao apresentar a Planta da nova capital para o então Presidente do Estado Afonso Pena afirmou que pretendia ordenar o crescimento da nova capital a partir do centro para a periferia. Na prática não foi o que aconteceu, pois a zona planejada só foi totalmente urbanizada na década de 60, enquanto a zona suburbana, apesar da falta dos equipamentos urbanos básicos cresceu vertiginosamente desde os primeiros anos da nova capital, devido aos preços módicos dos lotes e da “discreta” proibição imposta pelas administrações em relação a ocupação da zona planejada.

[4] Como afirmei anteriormente, trabalharei apenas com os problemas ocorridos com os dois cursos d’água. É sabido que em inúmeros locais os cursos d’água tomam o que é seu por direito nos períodos chuvosos (Av. Francisco Sá, Silva Lobo, Tereza Cristina etc.), mas por ora abordarei apenas os dois em questão.

[5] Os primeiros emissários construídos na infante capital levavam os esgotos captados até a região do Matadouro, nas proximidades do Boulevard Shopping no bairro Santa Efigênia . Lá deveria ter sido construída uma Estação destinada ao tratamento dos esgotos captados. Os emissários continuaram despejando o esgoto no Ribeirão Arrudas, fora dos limites da Avenida do Contorno ao longo do século XX e a ETE nunca chegou a ser construída.

26 comentários:

  1. Caro Alessandro, mais uma vez cumprimento-o pela qualidade e pela extensão do material postado sobre este último tema, de fato falta mesmo uma maior conscientização tanto da parte da população local quanto dos dirigentes no sentido de se tentar uma eventual recuperação (mesmo que parcial) dos curos d'água de nossa cidade. A propósito, fiquei surpreso em saber que ainda existem córregos a céu aberto fora da área central de BH; por onde exatamente (em quais vias) passam aqueles córregos do Cercadinho e Ponte Queimada ? E qual é aquela rua do bairro Santa Lúcia onde se pode ver a nascente do córrego do Leitão ? Abraços, até a próxima !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Ainda existem muitos cursos d'água correndo a céu aberto.. aproximadamente 200km de córregos não estão canalizados ou cobertos ainda. Um outro local, além do Cercadinho, que você encontra muitos córregos em leito aberto, é na bacia do Ribeirão da Izidora (ou Isidoro), na região Norte, Venda Nova e um pedacinho da Pampulha.. Ali na Granja dos Werneck, no Shopping Estação BH, Vilarinho, FAMINAS.. ali você encontra MUITOS córregos e, infelizmente, a sua maioria em péssimo estado! Se você tiver interesse nesse assunto, vale a pena conhecer o Projeto Manuelzão, da faculdade de medicina da UFMG! Ele tem como objetivo a revitalização da Bacia do Rio das Velhas, muito bacana! http://www.manuelzao.ufmg.br/

      Excluir
    2. Olá, acompanho esse projeto desde o inicio e espero que dê certo, obrigado!

      Excluir
  2. Sim, existe vários córregos a céu aberto ainda, infelizmente poluídos. Mas vale a pena dar uma conferida neles pois costumam apresentar um resquício de mata ciliar e correm na maioria das vezes no leito natural. O córrego do Cercadinho nasce perto dos motéis, acima do BH Shopping, você pode visualiza-lo em uma parte do Buritis, pois ele atravessa a Av Mario Werneck, daí ele segue pelos bairros Marajó, Havaí etc. tem muitos pontos que é possível chegar na sua margem, ele corre entre as casas dos bairros até desaguar no Arrudas, logo após cruzar a Rua Úrsula Paulino. O Ponte Queimada é um afluente do Cercadinho e desagua nele nas proximidades da Rua dos Álamos, no bairro Marajó. Ele cruza a Av Raul Mourão Guimarães, de onde você tem uma boa visão dele.
    A Rua que dá pra visualizar a nascente do Leitão é a Rua Planetoides, ela termina no Ponteio ou seja, não tem saída. A água é cristalina, mas acredito que esteja contaminada, provavelmente ela é a ressurgência das águas da Lagoa Seca que forma uma das nascentes do córrego. Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Alessandro, obrigado pelas dicas, por curiosidade assim que puder irei nos locais indicados para conferir ! Agora pegando um "gancho" com alguns textos que você publicou neste mesmo blog tempos atrás sobre o surgimento do arraial do Curral Del Rey, me veio a seguinte dúvida: o córrego do Cercadinho teria relação direta com a Fazenda do Cercado, que, conforme conta a história, teria dado origem ao referido arraial ? O próprio nome "Cercadinho" poderia ser derivado do nome da Fazenda acima ? Dizendo de outro modo: a Fazenda do Cercado (criada pelo bandeirante Silva Ortiz no século XVIII) teria se localizado em terras do córrego do Cercadinho ? Já sobre o córrego do Leitão: você disse que na rua indicada se acha "uma" das nascentes, e as outras, onde estão ? Outra coisa: a chamada "Lagoa Seca" era no local onde hoje está o BH Shopping ? Desculpe-me pelo "excesso de curiosidades", mas esses detalhes não contados sobre a história de BH sempre me interessaram ! Abraços, e grato mais uma vez pela atenção !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade a Fazenda do Cercado ficava nas terras onde atualmente está o Calafate e onde existiu a Fazenda do Calafate. A Fazenda do Cercadinho fazia divisa com essa propriedade e com as Fazendas do Leitão, Capão e Bom Sucesso. Acredito que as duas fazendas não tenham relação, até pelos anos que separam uma da outra, o Cercado foi uma Sesmaria fragmentada com o passar dos anos, vou dar uma olhada na Lei de Terras de 1850 pra ver se aparece o Cercadinho nela. O córrego com certeza tem esse nome por causa da Fazenda ou vice versa, mas o córrego que passava nas proximidades do Cercado era o córrego das Piteiras (Av Silva Lobo). A outra nascente do córrego está nas proximidades da Rua Halley.
      Sim, a Lagoa Seca abrangia uma área bem maior do que ocupa atualmente, tanho o BH quanto o Belvedere ocupou uma parte da Lagoa intermitente, restando aquele quarteirão que pra mim de Lagoa Seca só tem o nome. Obrigado!

      Excluir
    2. Olá, pessoal! Minha família está com um processo de usucapião de um lote na rua Crisântemo, bairro Marajó, a duas quadras do Córrego do Cercadinho. O processo já dura 9 anos e a alegação para a falta de resolução é que a terra onde se situa o lote não foi desmembrada. A terra é originária da Fazenda do Cercado (segundo documento emitido pelo Cartório de 1 ofício de Imóveis) e pertence a Avelino Gomes da Rocha. O último registro desta terra é de 1934. Interessante, não? Será que esta fazenda não é a tal Fazenda do Cercado? Abs

      Excluir
  4. Alessandro,
    Na planta de 1923, o que vem a ser aquele parque no cruzamento de Amazonas com Barbacena? Não me recordo de ter lido nada a respeito de alguma coisa diferente naquele local.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza? Ali existia uma Barroca imensa (daí o nome do bairro), que a CCNC achou melhor não transpô-la, sendo então projetado inicialmente para o local um Hospital, uma Praça e um grande quarteirão reservado para o Poder Público. Essa de 1923 no local já aparece uma Praça que não chegou a ser construída, essa região começou de fato a ser ocupada apenas na década de 30. Na gestão JK, com uma tecnologia mais avançada e menos dispendiosa foi estendida a Amazonas até a Cidade Industrial, exatamente pela Barroca, e a Praça nunca saiu do papel. JK morou inclusive em uma casa na subida da Amazonas, nesse local. Obrigado!

      Excluir
  5. Alessandro, comento hoje sobre nosso velho Arrudas, a propósito do que você escreveu sobre a cobertura que estão fazendo sobre o mesmo. Na verdade, acho isto uma loucura, pois na minha opinião - creio que você concordará comigo - estão "encaixotando" um monstro, sendo que, no momento em que esse monstro se enfurecer e "quebrar o caixote", ninguém segura ! Pois uma coisa é tapar aqueles córregos/afluentes de pequeno ou médio volume, como sempre fizeram até hoje (e olhe que mesmo assim, quando há fortes temporais, eles transbordam "impunemente" pelas aberturas existentes nas vias), e outra coisa é tapar um ribeirão que é o somatório de todos esses outros córregos. Falo isto até como testemunha ocular direta daquela grande enchente do Arrudas ocorrida em janeiro de 1983, pois naquele dia, coincidentemente, eu estava na rua e a poucos metros do ribeirão, e pude ver de perto a fúria de suas águas (só não fui pego pela enchente porque corri a tempo para um local protegido). Em suma, se houver uma tempestade, prefiro nem passar perto do ou sobre o tal Boulevard, já que, no mínimo, acho que vai jorrar água barrenta por aqueles "respiradouros" centrais (isto se aquela laje não arrebentar de vez com a força das águas...).
    Aproveitando a oportunidade, e como você é um "expert" no assunto, pediria que confirmasse se o Arrudas "nasce" de fato da junção dos córregos Barreiro e Jatobá, nas proximidades da confluência das avenidas Afonso Vaz de Melo e Olinto Meireles, na entrada do Barreiro, e se tais córregos, por sua vez, são provenientes da porção belorizontina do Parque do Rola Moça, situado além do Barreiro, junto às serras da Mutuca e José Vieira. Um abraço, e mais uma vez parabéns pelo conteúdo do blog !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, BH está indo contra as politicas urbanas mundiais que estão abrindo e renaturalizando os cursos d'água que correm no meio urbano, por aqui infelizmente a velha ideia de encerrar os cursos d'água em uma caixa de concreto ainda está em pauta...
      Sim, a partir desse ponto o curso d'água passa a receber a denominação dos "Arrudas". Os córregos tem as nascentes nas vertentes do Rola Moça, muitos ainda são usados para o abastecimento de água de BH e região metropolitana. Obrigado!

      Excluir
  6. Caro, primeiramente parabéns pelo blog! É sempre uma leitura agradável, densa de informação, com um cuidadoso trabalho de pesquisa por trás de cada postagem.
    Sobre o tema específico, acompanho com muito interesse. A falta que um curso d'água limpo e a céu aberto faz ao belo-horizontino vai além da questão paisagística e ambiental; tem peso no consciente coletivo de nossa população. Espero que por trabalhos como o seu e o do Projeto Manuelzão, as pessoas percebam a importância do tema e daí partam para a mobilização que é necessária às mudanças.
    Gostaria de sugerir dois temas para futuras postagens. O primeiro é investigar outros cursos d'água das regiões periféricas de BH. O córrego que passa na av. Vilarinho, ou as nascentes do Arrudas na região do Barreiro (ainda existem!). Hoje um curso d'água que nem se sabe o nome passa ao largo da avenida Olinto Meireles, margeando a fábrica da V&M (antiga Mannesmann).
    O outro tema é tratar da história das regionais de Belo Horizonte que são mais antigas que a própria capital: Venda Nova e Barreiro. As informações que se encontra na internet carecem de embasamento e pesquisa. Como natural do Barreiro e frequentador de Venda Nova, vejo esse tema como muito interessante para render algumas postagens sobre a história e a transformação do espaço urbano destas regionais.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro, obrigado pelo comentário e pelos elogios! No futuro abordarei tais cursos d'água que ainda correm a céu aberto na região do Barreiro e Venda Nova. Sobre as regionais vou colocar na pauta das pesquisas, para tal será necessária uma pesquisa mais sistemática sobre o tema. Obrigado!

      Excluir
  7. Parabéns pelo site/blog, estou sempre lendo suas publicações. Por acaso você já recebeu algum convite para trabalhar em algum jornal, revista ou site aqui de bh? Você leva jeito para a coisa. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  8. Excelente pesquisa e divulgação. Fiquei em dúvida quanto a Cachoeira no Parque Municipal. Poderia confirmar e indicar a fonte mais precisamente? Grato, Luiz Mauro Passos

    ResponderExcluir
  9. Muito bom trabalho está de parabéns mas não achei o córrego das piteiras, o rio que hoje é a avenida silva lobo. Estou fazendo um trabalho e gostaria muito de saber se tem fotos antigas do local. A imagem e a titularidade do autor será preservada. se possível aguardo retorno. Obrigado. Juliano: julianoamaralb@gmail.com

    ResponderExcluir

  10. Excelente trabalho, Alessandro!

    Em Curvelo, há poucos anos, fez-se mais uma famigerada "avenida sanitária", roubando da população mais um córrego, em pleno centro da cidade, que bem poderia ser incorporado a parque natural para uso da população.

    Acabei de convidá-lo para participar de nosso grupo sobre Ecologia Urbana:
    http://br.groups.yahoo.com/neo/groups/ecologiaurbana/

    Grande abraço,

    Celso

    Celso do Lago Paiva
    Curvelo MG
    celsodolago@hotmail.com
    Instituto Pró-Endêmicas
    http://independent.academia.edu/CelsoPaiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Celso, infelizmente os encaixotamentos nesse belo país não param, e os maus exemplos são copiados por quase todo o Brasil, um dia eles terão que ser reinseridos na paisagem urbana e recuperados, espero que não demore. Obrigado e já ingressei no grupo! Abraço!

      Excluir
    2. Alessandro, parabéns pelo blog, pelas fotos, pela pesquisa. Gostaria de pergunta-lo sobre o córrego que esta encaixotado sob a rua dos Otoni, próximo à rua Romano Stochiero, perto da Av. Brasil e a Santa Casa; É o córrego da serra, um braço dele? E também sobre esta rua, Romano Stochiero, uma rua de só um quarteirão, provável que não fizesse parte da planta inicial da cidade? E essa "microrregião", que parece ter sido uma região alagada, um brejo, ouvi isso de um morador, um senhor já bem velhinho, mas não consegui confirmar na net.
      Agradeço e reafirmo que achei muito bom sua pesquisa.
      abraço

      Excluir
  11. Alessandro, parabéns pelo blog, pelas fotos, pela pesquisa. Gostaria de perguntá-lo sobre o córrego que está encaixotado sob a rua dos Otoni, próximo á rua Romano Stochiero. É é o córrego da serra, algum braço dele ou outro córrego? E também se você tem alguma informação sobre a rua Romano Stochiero, que tem apenas um quarteirão entre a rua maranhão e grão pará, esquina com a dos Otoni, no santa efigênia; Sei de informações esparsas que nessa região havia um brejo, uma região parcialmente alagada, o que talvez impossibilitou a ocupação inicial da área, mas não consegui nenhuma confirmação na net. Saliento mais uma vez ficar impressionado, positivamente, com a qualidade da sua pesquisa. E cada vez mais triste com os "rumos" que nossa administração vem tomando. Agradeço.
    saudações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André, obrigado pelos comentários! Bem, esse pequeno córrego da Rua dos Otoni nasce na vertente do bairro São Lucas e é um afluente do córrego da Serra mesmo, essa região foi urbanizada somente na década de 40, exatamente por causa das áreas brejosas que foram aterradas para a conclusão do traçado planejado. Na verdade os brejos eram um entrave para a expansão urbana, e as obras executadas na área devido a pressão urbana para a expansão do bairro, ela foi adiada por muitos anos até ser realizada. Sobre a Rua Romano Stochiero eu acredito que parte da região deveria pertencer a ele, e provavelmente foi parcelada quando se urbanizou o local. É possível que tenha sido aberta devido a algum acordo entre a prefeitura e os herdeiros na época, pois realmente ela não figura na planta original de BH.
      Obrigado!

      Excluir
  12. Excelente artigo! Gostei muito da sua reflexão sobre os córregos e o Arrudas, uma pena estarem poluídos, poderiam ser uma boa opção de lazer hoje em dia.
    Novamente meus parabéns! Continuarei acompanhando seus textos e as fotos do BH Nostalgia, seus blogs se completam! Referências obrigatórias para conhecer melhor Belo Horizonte.

    ResponderExcluir
  13. Excelente artigo! Parabéns, eu tenho 27 anos e não sabia da existência de tantos cursos d'água da capital. Acho que uma conscientização da população é um início, pois a ignorância é o grande vilão para qualquer mudança.

    ResponderExcluir
  14. Obrigado Rômulo! É importante conhecermos o passado e os seus erros para pensarmos em alternativas para o futuro, pois o desrespeito, a negligência e o desprezo com os nossos rios no passado e no presente infelizmente nos trará serias consequências nesses tempos que virão, na verdade tal processo já começou...

    ResponderExcluir
  15. Muito bom saber que tem gente valorizando a história e tbm atuando criticamente nela! Tamu juntu!

    ResponderExcluir

Comente a vontade

Rios Invisíveis da Metrópole Mineira

gif maker Córrego do Acaba Mundo 1928/APM - By Belisa Murta/Micrópolis