Obras de abertura da Avenida Raja Gabaglia, 1976.
APCBH acervo Sudecap

  No segundo artigo da série “paisagens pretéritas”, onde serão postadas, como uma espécie de prefácio para o mês de maio, algumas imagens das grandes alterações ocorridas em Belo Horizonte, mais precisamente em sua porção sul, mais uma vez a Avenida Raja Gabaglia é a protagonista, assim como as alterações promovidas no interflúvio Leitão/Piteiras, ocorridas a partir da abertura da Avenida.

  Nesse sentido, onde o ser humano adapta o meio de acordo com os seus interesses e necessidades, é possível observar em primeiro plano os cortes realizados para a abertura da via, trechos posteriormente removidos para a construção dos edifícios compreendidos entre a Avenida Barão Homem de Melo e Rua Amoroso Costa. Ao fundo uma parte do trecho publicado na semana passada e as cabeceiras do córrego do Leitão, fragmentadas pela avenida. Imaginem o quanto foi afetado os processos geomorfológicos no local, de declividade considerável e composição frágil.

  É importante observar que nesse trecho do corte se dava o contato das divisas das fazendas do Capão e do Cercadinho, desapropriadas pela CCNC no ano de 1894. Ao fundo à direita é possível visualizar o local do marco geodésico da Boa Vista, extremo sul do perímetro delimitado pela CCNC para a nova capital, sobre as quais  serão publicadas/disponibilizadas informações e outras coisas mais no mês de maio.


* Para os replicantes das imagens e integrantes ávidos de grupos de fotografias antigas & afins: citem por favor as fontes, pois é uma falta de respeito não só com os acervos que detém a guarda das imagens, mas também com todo o trabalho realizado pelo autor que vos escreve, pois, as imagens que ilustram os artigos e os livros são utilizadas para fins de visualização e compreensão das mudanças ocorridas na paisagem urbana de Belo Horizonte, obtidas nos acervos a partir de solicitações (e muitas vezes compradas de algumas instituições fora do Estado e de periódicos) e, em alguns casos, identificadas a partir de trabalhos que demandam tempo e $. Portanto, peço que tenham a fineza de reconhecer todo o trabalho que se encontra atrelado a elas, ressaltando que todas as imagens que foram e estão sendo divulgadas na série "Paisagens Pretéritas" foram obtidas a partir de uma solicitação de pesquisa realizada no ano de 2017, sendo até o presente momento inéditas na internet. 




0 comentários:

Postar um comentário

Comente a vontade

Rios Invisíveis da Metrópole Mineira

gif maker Córrego do Acaba Mundo 1928/APM - By Belisa Murta/Micrópolis