Inauguração da Rodovia Fernão Dias (BR-381), 1959.
Acervo do Autor


"O asfalto, presente nas políticas municipais desde a década de 1920, tomou uma conotação modernizante na gestão municipal de JK, passando a ser empregado em larga escala pelas administrações seguintes. Na gestão de Mello de Azevedo ele passou a ser vendido não somente como um agente modernista, mas também como um elemento embelezador da paisagem urbana encontrando no automóvel, símbolo do progresso, de status e de distinção social o seu par, tudo muito bem assimilado pelas sociedades urbanas brasileiras. A força de tal argumento se encontra presente até a atualidade em nossa sociedade, na qual o veículo individual movido a combustível ainda é visto como um objeto que propicia conforto, liberdade e abundância, ainda que sua função seja apenas para locomoção e erroneamente atribuída a ele um valor além da sua finalidade de uso." (Borsagli, 2017, p.196).

Um comentário:

  1. Falando em asfalto, vc disse que ele estava presente na cidade desde a decada de 1920 (sabem quais foram as primeiras vias a receber asfalto?)

    Ja li também aqui no seu blog que foi na gestão Jk, qdo prefeito, que asfaltaram a Av Afonso Pena e teria utilizado as pedras retitradas do calçamento para calçar ruas no bairro de Lourdes. antes disso, as ruas eram de terra??

    Um fato que observo em fotos e relatos é que, ao contrário do que muitos imaginam, até a década de 70 ruas terras eram relativamente comuns mesmo em bairros de classe média.

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