Fonte: APM
As pontes sempre tiveram grande importância na história da humanidade para a transposição de rios, vales entre outros obstáculos, naturais ou não. Elas tiveram e ainda tem um papel importante na comunicação entre as primeiras aglomerações humanas na Antiguidade e para a defesa do território, conforme relatos de algumas batalhas da Idade Média. Posteriormente as pontes, juntamente com a evolução dos transportes e das comunicações influenciaram todo o espaço-tempo dos núcleos urbanos, acelerando o seu crescimento, a interação e a comunicação entre eles.
Geralmente as pontes são construídas de acordo com a arquitetura vigente no período da sua construção. Na foto acima vemos uma das pontes de concreto armado que foram construídas sobre o Ribeirão Arrudas nos anos 20. O concreto armado, material resistente e de baixo custo entre outras qualidades era a grande novidade da época nas construções de Belo Horizonte e que proporcionou a verticalização da área central a partir dos anos 1930.
Desde a inauguração da capital a Prefeitura procurou construir, na medida do possível as pontes necessárias para a transposição dos Córregos que cortavam a capital, construindo inicialmente pontes sobre os Córregos do Acaba Mundo, Serra e Leitão, nas proximidades de sua foz no Arrudas. Posteriormente a Prefeitura deu inicio nos anos 20 a uma grande empreitada visando à construção e substituição de várias pontes existentes nas áreas urbana e suburbana, muitas delas ainda de madeira e que frequentemente apresentavam problemas no período das chuvas.
Na foto acima, ao fundo vemos uma dessas primitivas pontes que existiu sobre o Arrudas e que ligava a Rua da Bahia a Rua Januária na Floresta, e estava inacabada até essa época. Feita em arco circular de tijolos ela possuía, até o inicio dos anos 20 apenas nove metros de largura.
A mesma Ponte já pronta.
Fonte: APM
Prova de carga na Ponte da Avenida do Contorno durante a sua construção.
Fonte: APM
Na foto abaixo vemos a construção do Viaduto sobre a Linha Férrea na Avenida do Contorno, nas proximidades do cruzamento da Avenida dos Andradas, na divisa dos bairros Floresta e Santa Tereza. A regularização da Avenida do Contorno foi uma das prioridades da Municipalidade nos anos 20 e 30, visando melhorar a infra-estrutura urbana devido a continua ocupação do seu entorno, principalmente na Zona Suburbana.
Obras do Viaduto sobre a Linha Férrea na Avenida do Contorno nas proximidades do Frigorífico Perrela.
Fonte: APM
Que show!!!
ResponderExcluirEm 1965 morava ao lado do viaduto sobre a linha férrea. Nunca vou esquecer pois uma tia passou o dia inteiro no viaduto na achando que o mundo iria acabar e os anjos viriam busca lá. Tive que ficar com ela. Kkkkk. Obs: morava em frente ao frigorífico Perrela.
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