![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgBgfN8PQyPVVz6rH9lKhsEjS5cj7a1u5WX30i9eQjEqYjD4owOU8Tx4JRpAm1PzBkbBNVcHIld600S2sNHvUBlgMyB-EPAE3RjDqKCywIhxllliH49VEY6QfEhK0YljZXrctmoxer2yPi9/s400/3156.jpg)
Asfaltamento da Avenida dos Andradas nos anos 60.
Fonte: APCBH/ASCOM
A Avenida do Canal, atual Avenida dos Andradas foi projetada para ser um pequeno eixo de ligação entre a Praça da Estação e a Avenida Tocantins (Assis Chateaubriand).
Nos primeiros anos da capital a Avenida, na verdade um caminho sem pavimento era um dos acessos às pequenas indústrias que existiam na margem esquerda do Ribeirão Arrudas, que ainda não havia sido canalizado e também a Ponte Melo Viana, principal eixo de ligação entre a área central e os bairros de Santa Teresa e Floresta.
Apenas na década de 20 é que resolve se fazer uma grande intervenção na Avenida e no seu entorno iniciada pela prefeitura e posteriormente assumida pelo Governo Estadual. Essas obras visavam, entre outros aspectos em melhorar e embelezar a aparência da capital na sua porta de entrada, como se pode ler nas palavras do Prefeito Flavio Fernandes dos Santos em 1925:
“A actual administração pensa deixar executados os serviços que, em conjuncto, formam esta grande obra de embellezamento na entrada da Capital, consistentes taes serviços no empedramento, rejuncção, balaustrada e sua illuminação, e os passeios ao lado das mesmas, inclusive o calçamento da Avenida do Canal, em toda a sua extensão, a qual justamente comprehende os trechos mencionados entre a rua da Bahia, no cruzamento da avenida do Contorno, e a avenida Tocantins; (...) em prol da belleza e hygiene desta parte da Cidade, situada no bairro comercial e á margem das duas vias de acesso mais importante da Capital, como a bitola larga da Central e a Oeste de Minas”.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgjIiW1qqNtNpq10DI6jJjNw4DAEsEBtXnwRdBI0Ddsw3rG_Ff9tqqGMU2D5S868Hm_Y3kaQzqxVH-8EIiYtn_zVxfdkt8fnJohHDQP8aFITbJhK5U677LCS5rBWmKZHHzwNa3-hicIPdir/s400/Planta+1894-1895.jpg)
A Avenida do Canal em destaque nas Plantas de 1894 e 1895.
Fonte: PANORAMA de Belo Horizonte; Atlas Histórico. Belo Horizonte, FJP; 1997.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi4R1zpF1uptSa09pgGaqbbKi8zFp0Z_7nifi0sUB8KuoeVRF4dW2PagJwZQFmF-2Z6kiWK4KiGTdN6WPsDyf2M-YYDAOmsYnLd4q8aOVRtkMUcb5gVi0WT3sK2bo_0GWKjKxHrhOoNU-YV/s400/Av+do+Canal+1927.bmp)
Inicio das obras para a abertura da Avenida do Canal em 1927.
Fonte: BH Nostalgia
Até essa época a Avenida tinha cerca de 580 metros de extensão. Na gestão do Prefeito Christiano Machado iniciada em 1925 resolve-se prolongar a Avenida até a Avenida do Contorno que era aberta ao mesmo tempo na altura do Perrela. Esse prolongamento foi, na verdade uma conseqüência devido a implantação dos emissários de esgotos ao longo do Arrudas que era retificado e canalizado ao mesmo tempo. Essas obras diminuíram uma grande parcela do Parque Municipal, cujo projeto inicial previa uma harmonização entre o Arrudas e o conjunto paisagístico do Parque. Outro objetivo do prolongamento da via, segundo o relatório do Prefeito Christiano Machado datado de 1926 era desafogar o transito do cruzamento da Avenida Afonso Pena e Rua da Bahia, primeiro eixo de articulação da capital.
“Aquella, ao lado da qual se constroem os grandes emissários de esgotos, trazendo como conseqüência o prolongamento da avenida do Canal, descongestionará o movimento do chamado Bar do Ponto, forçado e cada vez mais crescente de todos quantos, da parte baixa da cidade, demandem grande parte do bairro dos funccionários e do Quartel do 1º Batalhão”.
O aterramento necessário para o prolongamento da avenida, como se vê nas imagens abaixo só foi possível graças à abertura de diversas ruas nas zonas urbana e suburbana e o desmonte dos terrenos compreendidos entre as atuais avenidas Assis Chateaubriand, Francisco Sales e a linha férrea, sendo os serviços executados pela Prefeitura. Esse trecho também fazia parte do Parque Municipal no projeto inicial da capital.
É importante ressaltar que as obras executadas foram uma das mais importantes da década de 20 para a capital. Ela permitiu a abertura e o prolongamento de diversas ruas e avenidas que até esse período só existia na Planta. A Avenida do Canal foi inaugurada em 1929 pelo então Presidente do Estado Antonio Carlos de Andrada e Silva com o nome de Avenida dos Andradas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjgsW0moOt44FMJPhXAEcyl-a3TE9gjyV-2XKdU2Re3UkOv-HCSi8GDDbEGq1_3RXD9KxhY-gmsqnnYeI2UiaKUDWgRdpU2HCLobS8YJ-pwpjhtotnwn0nqAKK0i5eTUwFHt4SelRb-TT3Q/s400/Arrudas+Canaliza%25C3%25A7%25C3%25A3o+Pq+Municipal.jpg)
Retificação e canalização do Ribeirão Arrudas, obra que permitiu o prolongamento da Avenida do Canal na área destinada ao Parque Municipal.
Fonte: APM
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhUSZlaQFLvRGyK9_BwbtgYk27g6kPOelUynud4I7jUzqMlc113PSG-Qhz_IsjMBQvKfCniwtM85aiGdyBNzzK5Ndfj7hQ1ThxIQz3k9FiaNOevpr0BOYw0iga23uKCMMNuh3yPBrr5fa_z/s400/CANALIZA%25C3%2587%25C3%2583O+DO+RIO+ARRUDAS+PELO+PROCESSO+RAVIER+NA+AVENIDA+DOS+ANDRADAS+EM+BELO+HORIZONTE.jpg)
Canalização do Arrudas e aterramento do antigo leito para o prolongamento da Avenida do Canal. Ao fundo a Rua Ceará e o Instituto Afonso Pena.
Fonte: APM
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEitdB6YdbNauYQkjOOLTusUs8XP03S7dRL5AeXNZfU4Pu7UfEip0GxicrMk23wdxZA79vML2jskNBJCDX3JkFRwWA0OflOA3GCJASZ6Qrhn9I6-NaPBxCkMZ8GC2sMEV4dDgsWXcnrle_tm/s400/Arrudas+aterramento+Av+Andradas.jpg)
O mesmo local com as obras já adiantadas.
Fonte: APM
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjGU-HusLAJZZMjunibZvb5vInQX8RwRM0CgdDiZVXB5jqEkoKKaENJh5jnaRsOCGAS2X-0tt8k63uo7dhppJjwDOpvu4nd_nItXxYa2I9_WS-7MwF3GTpgiJjjalEQ6sLrp4-O1SYVxbn8/s400/Arrudas+Processo+Ravier+1928.jpg)
A Avenida dos Andradas recém inaugurada em 1928.
Fonte: APM
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg3Nscd2OW0QQUEbZ6WOdRmv1FnE2SpF8BJ76e8JLqv4i1FjzwrCLDfUfWeb5EUdWqR4OWVWqRCyIsltX0uNoOE3iBEqrjk7pt-dPpwwmEMzVN2vXO23jglGGVoOe8IhLnrMbIq2Pysciq9/s400/Av+do+Canal+1930.bmp)
A Avenida vista desde o Viaduto de Santa Tereza.
Fonte: BH Nostalgia
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgO-WQkLyT0S0t27EdD1HSeb7aEnBr7xTExoDQ8OxRqE1FSo_RjL6aCTjU-DGimn8qIDWQhbPz8fwuuBFxNsAePQQmRm7IAzkjfz7Jec3kfsOoxgFHR1bjJaatch14yI6cpc32NDJf2cCud/s400/Av+Andradas+1928.jpg)
Trecho em destaque da Avenida recém prolongada em 1928. É notável os quarteirões vazios no entorno da Avenida, área ocupada anos mais tarde por pequenas indústrias.
Fonte: APCBH
Parte integrante da 14ª Seção Urbana, de onde saiu grande parte do material destinado ao aterramento do leito do Arrudas para o prolongamento da Avenida do Canal.
Fonte: APCBH
Nas décadas seguintes não houve modificações relevantes na Avenida, apenas serviços de manutenção e conservação da via e do canal do Ribeirão Arrudas. Já o seu entorno não se pode dizer o mesmo; os grandes hotéis e sobrados datados do inicio do Século XX foram substituídos por prédios comerciais e de uso misto, marca registrada da intensa verticalização à partir da segunda metade dos anos 50.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEighueeBywSXvztXGV5U4wICSOo7J8U4xnxzzNsPZkhGrTSHYMYIajE6pye1iABYg2PW-aj8jIkMpN-C9m3iL1xQEFQAsDsRV4bWm4dYicwB70G1I_dULGijmumHJuNW915E09LsLgiBnC3/s400/Pq+Municipal+1942+JK.jpg)
Planta de 1942 onde se vê em destaque a Avenida dos Andradas.
Fonte: PANORAMA de Belo Horizonte; Atlas Histórico. Belo Horizonte, FJP; 1997.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgS0fGvNZjQJTJURXwz2K4uxKFxDq5lWrsfFvWbpI_bqcNV7PXhTRlrhkEu0pUGMrFR5Lng8APn68C_Z7YKUOpf-YbnmuSiYhKMgO2r38o_sQnCFoPQDFk2iloRD4EOlGuqgZ7nyPa2jFe6/s400/3162.jpg)
Asfaltamento da Avenida dos Andradas e obras no leito do Arrudas nos anos 60.
Fonte: APCBH/ASCOM
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgiJWI6n-h0bHtEso_0slsLXXW0CwTaAet7UrAh5qKAkplqPA1HM-ZPTYWPnxd2uImxcLdMAx7cTNkb07MRGPekyq9NVKanMmVwOzt-87egdAJLaekyiX2yetxYACl81vfZMoar5u9OF0A2/s400/12422.jpg)
Alargamento da ponte sobre a Avenida Francisco Sales nos anos 70.
Fonte: APCBH/ASCOM
Na década de 70 iniciam-se os estudos para o alargamento do canal do Ribeirão Arrudas que alarmava a população com as grandes enchentes nesse período. As obras, executadas no inicio da década de 80 foram responsáveis pela segunda grande intervenção do Poder Público na Avenida. Nessa mesma década a Avenida foi prolongada além dos limites da Contorno, sendo então aberta até o cruzamento da Avenida Silviano Brandão. Na execução das obras diversas Favelas ribeirinhas foram removidas e os seus moradores relocados para diversas áreas da região metropolitana, principalmente após a grande enchente de 02 de Janeiro de 1983.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYvV1MAO6u4KMAxcYgdhNdPVBbSgZHxs4Np8NnBL2hJFPNiTTLggmxdp8rAU4f0M2N2QkcnDiOBwZOnpnXT9G0vD-KBdNCBY9ISIUHLSFEHDJRx14LjvFrobOp5f0apryFqilGA-n_zsu5/s400/1982+Pq+Municipal.jpg)
Canalização do Arrudas em 1982 em frente ao Parque Municipal.
Fonte: Desconhecida
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh2KooRjACkTCGfOsld9oYAiUcYy36MXUizWQdSS-AblGiVyy0m32V8OgT_roR_BmI1UXnH6lDgCPf5ROSiHGqqSnyv99DxOQzgbXuagUkpl8V8IkSC7RDVeUaWKhFYBWeRDzNW6WoFLPkD/s400/Arrudas+hospitais+80.jpg)
Obras de canalização na Avenida dos Andradas na região hospitalar.
Fonte: SANEAMENTO básico em Belo Horizonte: trajetória em 100 anos - Coleção Centenário, FJP.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjLNUHyzrM0f1B6FWcxwOVCLDqo-6sE1kwSdla4Ukl57RUsCESF7Yd8G1TtY16u5xlhpgDeeo6b90PAMjKBeNBRO2p0MX9u22hS3BPe_H6Iwhyphenhyphene6YBgfa3TBS0mVcBYnd_dEB0zfLguujwc/s400/Arrudas+Enchente+de+1983+BH.jpg)
Enchente do Ribeirão Arrudas em Janeiro de 1983 no cruzamento da Avenida Francisco Sales.
Fonte: SANEAMENTO básico em Belo Horizonte: trajetória em 100 anos - Coleção Centenário, FJP.
Entre os anos de 2005 e 2007 a Avenida dos Andradas sofreu novamente uma significativa mudança com a construção do Boulevard Arrudas que desencadeou na região um intenso processo de revitalização do patrimônio histórico e da requalificação urbana da Praça da Estação e adjacências. A intervenção também tinha como objetivo “esconder” o Arrudas, extremamente poluído e excluído da nova paisagem urbana vislumbrada para a região. O Ribeirão que nas décadas anteriores tinha um papel de destaque na paisagem da Avenida e da própria Praça foi relegado, com o passar do tempo a um papel secundário na paisagem urbana belorizontina até a sua erradicação da paisagem em 2006. A Avenida dos Andradas continua exercendo uma das principais funções quando da sua abertura: a melhoria do fluxo viário na região central. E, em prol da mobilidade urbana e do embelezamento certamente o Arrudas também será erradicado da paisagem urbana nos próximos anos entre o Parque Municipal e a Avenida do Contorno.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgaY3LeZ_9yZk5AvD4O-YFOad24JYrFayCrUSD0TNA6yDCDdn949Sfq9JgpRFcWPOWwn7NHwJRy0h9tzKx_byOyeNCYRT4YwlCTPY9LjdFXkH6AekLE8piaImY-OdB7bFwXO5YyMXWhrZH2/s400/aruudas+SETOP.bmp)
O Boulevard Arrudas em 2006.
Fonte: Acervo SETOP
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7ij0yx-hoS0qd2C-_sapAB6s62klK5eMn0OibudFoxRjIlZ68kcQMG7Ms3n8mF-vjBFUKAa_5WAGZl6l7926uJlzau_7PEIw0ND4_KurYVhyc_EaJLsQuq6o0HCev0rWIpCmF8gW7AxK4/s400/Viaduto+Sta+Teresa+2009+1.jpg)
O Boulevard Arrudas e Avenida dos andradas em 2009.
Fonte: Google Street View
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjJ8b5w4DO2-UhpbQrmjKQcbNQa33uomwxz-UBBvWl1X5rfJ0dtMRlMUNNpWf-zn3v1gBO9auHJFFb6Apy7aqVFKEJyRv5WZVE2vJUSlltpeT5KmvXA4G-vCkK-x4HdUIrQwPgGbnNLWlq0/s400/Viaduto+Sta+Teresa+2009.jpg)
A Avenida e o Boulevard em frente ao Parque Municipal.
Fonte: Google Street View
A Avenida dos Andradas no cruzamento com a Avenida Francisco Sales em 2010.
Fonte: Foto do Autor
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjP3WAkLPvlAZmXFd2b3dP3EiXm5cXk4QvdyEtfQk9QNbhQarMhLPi926VXnRYTehwzwV_ql6ODYx7pkspwaWnjNgLpd4QOMP-LLi0-gRI1-DD6TZwHVbvJ4f76whQdQrGbLHzr09oTv8w1/s400/Andradas+2008.jpg)
A Avenida dos Andradas no ano de 2008.
Fonte: Google Earth
legal!
ResponderExcluirBem que eu precisava fazer uma pesquisa sobre a avenida!
ResponderExcluirValeu!
Nossa, muito bom. eu precisava fazer uma pesquisa sobre a avenida e me ajudou muito. Muito obrigado!
ResponderExcluirE se repetir a enchente de 1983? As obras do Boulevard Arrudas vão resistir?
ResponderExcluirNa minha opinião não, até porquê o volume escoado das drenagens para o Ribeirão aumentou consideravelmente desde aquela época. Imagina o estrago que uma enchente daquelas faria nos dias atuais? Se bem que aquelas Favelas que existiam pra baixo da Ponte do Perella foram removidas e o canal do Arrudas foi aprofundado e alargado mas com certeza o Boulevard vai virar um verdadeiro rio se acontecer uma enchente daquela magnitude.
ResponderExcluirBom relembrar os velhos tempos...
ResponderExcluirAntonio Queiroz.Tem sido de grande valia estudar geografia e historia de belo horizonte por meio deste blog.A Importância que esse canal me trouxe resulta num aprendizado bem contundente do muito que ainda tenho que aprender acerca desta cidade.
ResponderExcluir