
Área central de Belo Horizonte em 1940 destacando-se, entre outros edifícios o Ibaté e o Capichaba, os primeiros construídos na capital. Imagem obtida da Feira de Amostras.
Fonte: Acervo MHAB

Avenida Afonso Pena no cruzamento com Rua Tamoios.
Fonte: APCBH Relatório do Prefeito Juscelino Kubitschek de Oliveira, 1941.

Avenida Santos Dumont nas proximidades da Rua Espirito Santo.
Fonte: APCBH Relatório do Prefeito Juscelino Kubitschek de Oliveira, 1941.

Avenida Paraná desobstruida na esquina com Rua Tupis. Essa obra permitiu prolongar a via até a Avenida Amazonas.
Fonte: APCBH Relatório do Prefeito Juscelino Kubitschek de Oliveira, 1941.

Alargamento da ponte sobre o Córrego do Leitão na esquina da Avenida Amazonas e Rua Padre Belchior.
Fonte: APCBH Relatório do Prefeito Juscelino Kubitschek de Oliveira, 1941.

Ponte sobre o Córrego do Leitão nas esquinas das ruas Tupis e Rio Grande do Sul. Ao fundo o Edifício Randrade em construção, o primeiro construído no entorno da Praça Raul Soares.
Fonte: APCBH Relatório do Prefeito Juscelino Kubitschek de Oliveira, 1941.

Ponte construída sobre o Arrudas na Rua Acre, rua hoje escondida sob o Viaduto da Rodoviária.
Fonte: APCBH Relatório do Prefeito Juscelino Kubitschek de Oliveira, 1941.

Alargamento da Ponte sobre a linha da EFCB na Avenida do Contorno. A direita o Frigorífico Perrela.
Fonte: APCBH Relatório do Prefeito Juscelino Kubitschek de Oliveira, 1941.

Praça Raul Soares nos anos 40. Ao fundo a Avenida Amazonas e em destaque os primeiros edifícios construídos na capital. Da esquerda para direita destacam-se as pontas dos Edifícios Ibaté, Capichaba, Lutélia e Brasil.
Fonte: BH Nostalgia

Avenida Antônio Carlos nas proximidades da Rua Formiga. À esquerda o Conjunto IAPI.
Fonte: APCBH/ASCOM

Avenida José Bonifácio no bairro popular (IAPI) e a esquerda parte da Pedreira Prado Lopes.
Fonte: APCBH/ASCOM

O recém inaugurado Conjunto IAPI e ao fundo a Pedreira Prado Lopes. Mais a esquerda, ainda desocupada a parte da Pedreira aonde se extraia o Granito usado em parte das primeiras construções e no calçamento da capital.
Fonte: BH Nostalgia

Estrada da Pampulha, atual Avenida Antônio Carlos na altura do bairro São Francisco.
Fonte: APCBH/ASCOM

Cruzamento da Avenida Afonso Pena e Rua da Bahia em meados dos anos 40.
Imagem obtida da antiga Estação da Gameleira onde se vê a construção da ponte sobre as linhas da EFCB na Gameleira. Foto de 1945.

Área central de Belo Horizonte em 1948 vendo-se o Edifício Acaiaca em construção.
Fonte: APCBH Relatório do Prefeito Octacílio Negrão de Lima, 1948.

Abertura da Rua Conde de Linhares em 1948.
Fonte: APCBH Relatório do Prefeito Octacílio Negrão de Lima, 1948.

Calçamento da Rua Montes Claros em 1949.
Fonte: APCBH Relatório do Prefeito Octacílio Negrão de Lima, 1949.

Calçamento da Rua Lavras em 1948.
Fonte: APCBH Relatório do Prefeito Octacílio Negrão de Lima, 1948.

Calçamento da Rua Mauá de Cima, antiga Rua do Ramal.
Fonte: APCBH Relatório do Prefeito Octacílio Negrão de Lima, 1948.

Calçamento da Rua Turfa.
Fonte: APCBH Relatório do Prefeito Octacílio Negrão de Lima, 1948.

Vista da área central de Belo Horizonte na segunda metade dos anos 40.
Fonte: APM

Praça Raul Soares na segunda metade dos anos 40 vendo-se a Avenida Amazonas já prolongada. Ao fundo as árvores que circundam o Reservatório dos Pintos (Pedra Bonita) no Alto Barroca. Foto tirada do Edifício Tupi.
Fonte: BH Nostalgia

Calçamento da Rua Almirante Alexandrino em 1949.
Fonte: APCBH Relatório do Prefeito Octacílio Negrão de Lima, 1949.

Cena constante no transporte público de Belo Horizonte ao longo das décadas: poucos carros para atender a população que não parava de crescer.
Fonte: BH Nostalgia
Moro no conj. IAPI há 29 anos e foi muito bom ter visto essas imagens tão antigas do tempo da contrução. Muito importante para a memória da cidade manter essas imagens. Parabéns pela iniciativa deste blog.
ResponderExcluirParabéns por este maravilhoso trabalho.
ResponderExcluirParabéns pelo grande trabalho.
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