Operários trabalhando na pavimentação da Rua Paraibuna, atual Professor Morais. A direta pode-se ver uma pequena casa que, pela sua localização e estrutura talvez fosse uma das pequenas casas que existiam na beira da estrada que ligava o arraial ao Cruzeiro e que passava exatamente nesse local.
Fonte: APM

Na foto acima vemos uma parte do intenso trabalho de pavimentação realizada pela Prefeitura nos anos 20. A Rua Paraibuna fazia parte da 7ª Seção Urbana, uma das Seções que mais cresceram nessa década, passando a ter uma maior atenção por parte do Governo. A foto acima foi tirada no trecho compreendido entre as ruas Antônio de Albuquerque e Tomé de Souza vendo-se à esquerda a mureta do Córrego do Acaba Mundo.

Trecho da mesma rua no cruzamento da Rua Antônio de Albuquerque.
Fonte: APM

Obras de pavimentação já concluídas. A esquerda o Colégio Sagrado Coração de Jesus e à direita uma casa residêncial ainda existente.
Fonte: APM

Pelas fotos podemos notar a grande mudança ocorrida no espaço urbano da capital, principalmente nos bairros destinados inicialmente a serem residenciais e que atualmente apresentam cada vez mais um uso comercial, em particular o bairro Funcionários que atualmente apresenta uma configuração singular em relação aos outros bairros da capital. Ao compararmos a primeira foto da postagem, tirada em 1929 com a foto tirada quase oitenta anos depois (2007) podemos ver que a rua deixou de ter função unicamente residencial, passando a ter atualmente funções comerciais e residenciais sem nenhum ordenamento, o retrato de uma capital de construções e demolições constantes.

Foto tirada na mesma linha de direção da primeira foto, porém no lado oposto da dita rua.
Fonte: Foto do Autor

2 comentários:

  1. Possivelmente a primeira foto esteja invertida. O prédio do Colégio Sagrado Coração de Jesus, mais ao fundo e em destaque no centro da foto, localiza-se à esquerda no sentido parte baixa /parte alta da rua Prof. Morais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá guilherme, essa foto foi tirada mais ou menos na altura do número 669 da Rua Professor Morais, logo após a Rua Antônio de Albuquerque, observe a leve inclinação da rua até ficar plana, onde está o quarteirão do colégio no lado direito da rua.

      Excluir

Comente a vontade

Rios Invisíveis da Metrópole Mineira

gif maker Córrego do Acaba Mundo 1928/APM - By Belisa Murta/Micrópolis