Fonte: MHAB Acervo CCNC


A Rua de Sabará era a principal via do arraial do Curral del Rey. Ela fazia a ligação do arraial com a cidade de Sabará. Começava no Largo da Matriz,atual Rua Alagoas e seguia mais ou menos o mesmo traçado da atual Avenida Brasil e Rua Niquelina no bairro de Santa Efigênia.
Alfredo Camarate, que fez parte da equipe de construção da nova capital registrou em 1894 em suas anotações a Rua de Sabará ao chegar ao arraial de Belo Horizonte:

"Ao cabo de quatro horas de viagem (...) divisamos a povoação de Belo Horizonte, incrustada numa mata verde-negra e densíssima dentre a qual emergiam os campanários da igreja, construída nas primitivas simplicidades da arquitetura. Mas a viagem começa a apresentar uma feição absolutamente diferente. Enveredamos por uma rua extensíssima, muito larga, muito parecida com alguns caminhos de certas povoações da África Ocidental. Umas casas muito humildes com aparências de cubatas e, nos intervalos das casas, longos muros de barro vermelho, assombreados por árvores frutíferas. Mas tudo aquilo muito limpo, muito alinhado e sempre da mesma forma e com o mesmo encanto se chega a Belo Horizonte, um belo horizonte na realidade!"

Um comentário:

Comente a vontade

Rios Invisíveis da Metrópole Mineira

gif maker Córrego do Acaba Mundo 1928/APM - By Belisa Murta/Micrópolis