Avenida Raja Gabaglia concluída, segunda metade da década de 1970.
APCBH acervo Sudecap


     Dentro da primeira parte da série "Paisagens Pretéritas", que culminará com uma publicação que será disponibilizada na segunda metade do mês de maio, nessa postagem apresento a perspectiva centro/bairro da Avenida Raja Gabaglia já concluída, na segunda metade da década de 1970. 
     
     Chama a atenção do observador uma via completamente deserta, em meio aos postes e aos taludes de uma paisagem profundamente modificada. Observa-se ainda algumas casas residenciais correspondentes ao bairro Santa Lúcia e a porção da Serra do Curral correspondente ao marco geodésico "Ponta", onde se encontram as antenas de rádio e televisão, e a porção da serra correspondente ao local que abrigava dois pequenos cursos d'água que alimentavam a Lagoa Seca e desaparecidos ao longo do século XX.
     
     A porção à direita da imagem corresponde ao interflúvio Leitão/Cercadinho que dividia as terras das fazendas do Capão e do Cercadinho, desapropriadas pela CCNC no ano de 1894. Uma paisagem modificada de maneira notável ao longo do processo de desenvolvimento urbano de Belo Horizonte, onde a ideia de que a região abrigava propriedades rurais consideráveis é praticamente desconhecida da cidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente a vontade

Rios Invisíveis da Metrópole Mineira

gif maker Córrego do Acaba Mundo 1928/APM - By Belisa Murta/Micrópolis