Inicio das obras de cobertura do córrego do Acaba Mundo em outubro de 1963.
Fonte: APCBH/ASCOM

    Inserido na paisagem urbana na década de 1920, como um elemento que a compõe, o córrego do Acaba Mundo apresentava um alto grau de poluição no inicio da década de 1960, motivo de reclamação por parte dos moradores do seu entorno, apesar de utilizado por muitos deles como local de descarte de lixo, visto que o serviço de limpeza urbana se encontrava em vias de entrar em colapso. Muitos moradores estavam colocando suas casas à venda, por não suportarem o mau cheiro constante do curso d’água, que passara a receber também grande quantidade de esgotos residenciais dos bairros que surgiram nas suas cabeceiras a partir da década de 1950.

    No ano de 1963 a administração municipal inicia as obras de aprofundamento e impermeabilização do canal do Acaba Mundo na Rua Professor Morais, com a finalidade de cobrir o seu curso para o aumento da malha asfáltica e para o embelezamento do local, uma clara mudança nos valores da cidade que passara a enxergar o asfalto como elemento imprescindível para o franco desenvolvimento da metrópole.

  As obras seriam concluídas no ano de 1965 e inauguradas pelo prefeito Oswaldo Pieruccetti, no lugar de Carone, cassado pela ditadura no final de janeiro do mesmo ano. Um prelúdio dos destinos dos rios urbanos de Belo Horizonte, que infelizmente perdura até os dias atuais.

Córrego coberto no mesmo trecho, no inicio de 1965.
Fonte: APCBH/ASCOM

Conclusão da cobertura na Rua Professor Morais.
Fonte: APCBH/ASCOM

0 comentários:

Postar um comentário

Comente a vontade

Rios Invisíveis da Metrópole Mineira

gif maker Córrego do Acaba Mundo 1928/APM - By Belisa Murta/Micrópolis