Fusca arrastado pelas águas da grande enchente de 1979 na Rua José Viola. Ao fundo parte da canalização do ribeirão Arrudas interrompida na década de 1940.
Fonte: Estado de Minas/ouviaduto


     Muitos ainda se lembram da grande enchente de 1979, considerada a mais grave enchente ocorrida no estado de Minas Gerais. Em Belo Horizonte a enchente causou as já corriqueiras tragédias à montante e a jusante do sobrecarregado ribeirão Arrudas, condenado pelos administradores municipais e estaduais a carrear para fora da metrópole mineira toda a água e imundice coletadas em sua bacia.

   A imagem acima mostra as consequências da enchente, agravada pelos sucessivos erros das administrações e seus técnicos ao empreender a ininterrupta canalização e retificação dos rios urbanos desde a década de 1920, empregada como técnica uma para a solução das mazelas trazidas pelas águas.

     O registro, cedido pelo jornalista João Perdigão, autor do excelente site ouviadudo foi feita a partir da ponte da Rua José Viola, desaparecida da paisagem quando da construção do Boulevard Arrudas na Avenida Tereza Cristina, ressaltando que a ponte da imagem foi demolida ainda na década de 1980, quando da abertura da dita avenida. A grande enchente traria notáveis repercussões e apressaria o alargamento e rebaixamento do canal do Arrudas, iniciadas no ano de 1981 e paralisadas poucos meses mais tarde, mas ai já é outra história que contarei no livro "Rios Invisíveis da Metrópole Mineira", que sairá nos próximos meses.

    Recomendo conhecer o trabalho do jornalista e co-autor do livro "O Rei da Roleta: a incrível vida de Joaquim Rolla", cujo link se encontra no paragrafo anterior e na nota , onde conta interessantes historias sobre o Viaduto de Santa Tereza* e imagens desde a sua construção até os dias atuais, assim como a apropriação e a ressignificação do espaço e do entorno, infelizmente (e obviamente) mal compreendido pelo poder público. 

Obras de canalização do ribeirão Arrudas em 1981.
Fonte: Acervo SUDECAP


* Nos próximos meses sairá o livro "Viaduto Santa Tereza", de autoria do jornalista João Perdigão. Recomendo não só o Ouviaduto, mas também o site Cassinos em Tropa, os dois de sua autoria.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente a vontade

Rios Invisíveis da Metrópole Mineira

gif maker Córrego do Acaba Mundo 1928/APM - By Belisa Murta/Micrópolis