Caos no transporte coletivo na região do Barreiro na década de 1970.
Fonte: Jornal Diário da Tarde

     Em apoio ao movimento Tarifa Zero Belo Horizonte, publico algumas imagens e charges relacionadas ao transporte coletivo de BH publicadas nas décadas de 1960 e 1970, período marcado pela consolidação do poder dos tubarões do transporte coletivo, cuja influência na politica da capital e região metropolitana é conhecida de todos. 
     As imagens mostram o quão antigo é o problema dos transportes coletivos, concentrados à partir da segunda metade da década de 1950 na mão de alguns grupos, cuja influência nas administrações municipais e mesmo estaduais atrasam o desenvolvimento dos transportes na RMBH e em consequência o próprio desenvolvimento urbano.
     Gostaria de ressaltar que uma das velhas alegações para o aumento das passagens é o constante prejuízo dos serviços executados pelos concessionários. Porque então continuam a executa-los, se os serviços estão dando prejuízos há mais de cinquenta anos? Seria um grande favor se entregassem os transportes para um Poder Público sério, pois o transporte coletivo, assim como outros serviços deveriam ser fornecidos gratuitamente para a população pago mediante arrecadação de impostos, e não oferecidos - vendidos por grupos e empresas que visam apenas o lucro. 
   Será que o ex prefeito de Belo Horizonte Jorge Carone, ao propor a encampação dos transportes coletivos em 1963 não estava certo? As manifestações são legitimas e se queremos mudanças vamos sair de dentro dos automóveis, verdadeiros símbolos do individualismo reinante em nossa sociedade e tomar parte delas ou apoia-las, senão continuaremos a ser verdadeiras marionetes nas mãos dos políticos e dos empresários, que só visam o lucro e o interesses particulares, em detrimento aos interesses coletivos.

O outro lado da moeda: procurando melhorar a sua imagem, os concessionários realizaram uma propaganda maciça ao longo da década de 1960. A imagem acima, do ano de 1963 fazia parte de uma campanha realizada ao mesmo tempo em que o prefeito Jorge Carone anunciava a intenção de estatizar o transporte coletivo.
Fonte: Jornal Diário de Minas 1963

Reflexo do caos do transporte coletivo da década de 1970, onde os operários pagavam e ainda pagam o preço por depender de um transporte sempre precário.
Fonte: Diário da Tarde

Um metrô de verdade e os trens de subúrbio: um sonho distante misturado com nostalgia.
Fonte: Diário da Tarde

Os dois modais de transportes desaparecidos na década de 1960: á direita os Bondes, sucateados à partir da gestão JK e extintos em 1963 e os Trólebus, extintos em 1969 sob forte pressão dos concessionários.
Fonte: APCBH/ASCOM


5 comentários:

  1. Olá! Meu nome é Otávio, participo do TZ BH e achei muito bacana esse post! Tem alguns companheiros de SP juntando materiais da história da luta pelo transporte, vc teria essas fotos em melhor qualidade? Tem mais materiais? De qualquer forma parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Otávio, me mande um email para que eu te envie os arquivos. Obrigado!

      Excluir
  2. Olá, Alessandro. Por uma postagem no facebook acabei encontrando o seu blog e só tenho que parabenizá-lo por seu trabalho de pesquisa. Sou apaixonado pela história da nossa cidade e o seu blog é bem informativo e os posts repletos de fotos elucida muito bem como era nossa Bh há alguns anos. Um abraço!

    ResponderExcluir

Comente a vontade

Rios Invisíveis da Metrópole Mineira

gif maker Córrego do Acaba Mundo 1928/APM - By Belisa Murta/Micrópolis