Fonte: PANORAMA de Belo Horizonte; Atlas Histórico. Belo Horizonte, FJP; 1997.
A imagem acima foi tirada nos anos de 1953 pelos Serviços Aerofotogramétricos Cruzeiro do Sul. As imagens foram produzidas na Escala 1:15.000 e encomendadas pela Prefeitura para o planejamento urbano da capital que apresentava no inicio da década uma grande desordem urbana devido a expansão da malha nos eixos norte e oeste de Belo Horizonte.
Na imagem acima se pode ver parte da região central de Belo Horizonte correspondente a primeira e segunda seção urbana e a parte correspondente a sexta seção suburbana nos bairros Lagoinha, Bonfim, Concórdia e Santo André. Na mesma imagem estão sinalizados alguns marcos referenciais da região, alguns ainda existentes e outros já desaparecidos. Pode-se citar como exemplos a Praça Vaz de Melo, desaparecida para dar lugar ao Complexo da Lagoinha, a Ponte do Saco, demolida quando da canalização (alargamento) da calha do Ribeirão Arrudas no inicio dos anos 80 e as árvores da Avenida Afonso Pena. A mudança espacial ocorrida na região é clara ao realizar uma observação mais sistemática nessa porção da capital.
Também estão sinalizadas as duas Pedreiras exploradas na região durante as primeiras décadas do Século XX: a Pedreira da Lagoinha e a Pedreira Prado Lopes, ao lado do Bairro Popular (IAPI). À esquerda da foto estão sinalizados dois cursos d‘água canalizados em canal aberto: o Córrego do Leitão na Zona Urbana e o Córrego do Pastinho, marco divisório dos bairros Bonfim e Carlos Prates.
A imagem apresenta uma Belo Horizonte no inicio do processo de verticalização, restrita nesse período a Praça Sete e entorno. Uma cidade que perderia durante essa década os ares de cidade do interior e que daria lugar a Metrópole que se consolidaria nos anos seguintes.
Cara!! Sou Fã do seu Blog!! Nota 1000!!!
ResponderExcluirSempre procurei mas nunca encontrei fotos antigas dos bairros Gutierrez, barroca, grajaú!
Depois faça uma materia sobre esses bairros!
Abraço e parabéns!
p.s. Uma dúvida...onde ficava a ESTRADA DO CAPÃO DOS PORCOS?
ResponderExcluirBeleza Felipe? A estrada municipal ligava o Capão dos Porcos, parte do atual Barreiro de Cima a região central de BH. A estrada passava pelo Cercado em direção ao Calafate. A Rua Campos Sales é parte dessa estrada que se ramificava para o Cercadinho.
ResponderExcluirNos anos 30 abriu se outra via que passava pela Vila Oeste e Ferrugem, indo atingir o Barreiro. Posteriormente publicarei sobre as antigas estradas municipais ok? Obrigado!